quarta-feira, 27 de abril de 2011

IMUNOGLOBULINA E ANTICORPOS

Anticorpos são proteínas solúveis, encontradas em líquidos do organismo humano, e que desempenham papel importante nos mecanismos de imunidade, pois têm capacidade de unir-se a um antígeno específico (por exemplo, um anticorpo anti-HB, que é o vírus da hepatite B). Imunoglobulinas também são glicoproteínas envolvidas no sistema imune, presentes no soro e fluidos teciduais de mamíferos, e que desempenham função de anticorpos. Elas são encontradas nas superfícies celulares, funcionando como receptores, ou podem estar na forma livre no sangue ou na linfa. Sua estrutura molecular apresenta uma parte constante (que serve para classificar as Igs) e outra parte variável. A quantidade e a rapidez para a produção de anticorpos ou Igs nas reações imunes dependem do contato prévio do organismo com o antígeno.

A função primária dos anticorpos e das Igs é ligar-se a antígenos no soro e fluidos teciduais. Mas exercem outras funções, como por exemplo, ativação do sistema complemento, ligação celular, dentre outras, com a finalidade de eliminar o antígeno. Algumas funções podem ser desempenhadas apenas com ligação ao antígeno, porém, a maioria requer a associação do antígeno com receptores celulares.


Há cinco classes de imunoglobulinas: IgG, IgA, IgM, IgD e IgE. A IgG é a principal imunoglobulina do soro e a mais importante das respostas imunes secundárias, constituindo 70-75% do total das Igs séricas. Em humanos, tem a função de atravessar a barreira placentária e propiciar imunidade ao recém-nascido.

 A IgA constitui cerca de 15-20% do total das Igs séricas e está presente nas secreções mucosserosas, como a saliva e o colostro, no leite materno e nas secreções traqueobronquiais e geniturinárias. A IgM contribui com 10% do total das Igs, atuando na resposta a organismos infecciosos complexos.

 A IgD compreende apenas 1% do total das Igs séricas, estando presente na membrana de linfócitos B e participando da diferenciação dos linfócitos. Por fim, a IgE é pouco encontrada no soro. Dentre suas funções, atua no combate a helmintos e nas reações hipersensibilidade, como asma e alergias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário